jueves, 21 de abril de 2022

CASO CLINICO

 Uma mulher, moradora de cidade com 600.000 habitantes, procurou a Unidade Básica de Saúde de referência para se consultar com o médico da Estratégia de Saúde da Família por dor no braço, antebraço e punho direitos. Durante a anamnese, o médico detectou que a paciente apresentava esses sintomas há 6 meses com piora ao longo do tempo, mas que não a impediam de trabalhar com digitação de textos em uma empresa de computação. Ela relatou que, durante a pandemia da COVID-19, muitas digitadoras haviam sido demitidas e que aquelas que tinham permanecido estavam trabalhando sem pausas para descanso, frequentemente trabalhando além do horário regular, sem remuneração adicional, e que muitas também apresentavam queixas similares às dela. Ao exame físico, a única alteração observada foi dor à palpação do antebraço e braço direitos.

Considerando essa situação, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Cite a principal hipótese diagnóstica para o caso apresentado. Justifique sua resposta. 

 A principal hipótese diagnóstica para esse caso é “Lesão por esforço repetitivo (LER)” e/ou “Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT)” justificadas pelo processo intensivo de trabalho relacionado à digitação sem intervalos regulares preconizados para descanso e com extensão irregular da jornada de trabalho.

Outras hipóteses diagnósticas diferenciais seriam: “Bursite em articulação do ombro direito” e/ou “Síndrome do túnel do carpo” e/ou “Tenossinovite de De Quervain”, justificadas pela sobrecarga de uso das articulações do ombro e do punho, sem as devidas observâncias dos intervalos regulares para descanso, limite da jornada de trabalho e do respeito às condições ergométricas da mobília computacional do trabalho. 

b) Descreva o plano (propedêutico, terapêutico, educativo e de seguimento) adequado ao caso. 

A conduta médica adequada seria:

1) Indicar tratamento sintomático;

2) Orientar prevenção dos sintomas;

3) Emitir comunicado de acidente de trabalho (CAT);

4) Prescrever afastamento do trabalho;

5) Encaminhar a paciente para o Serviço de Saúde do Trabalhador do Município (ex.: CEREST);

6) Notificar doença relacionada ao trabalho no SINAN;

7) Referenciar a paciente para cuidados fisioterápicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);

8) Elaborar plano terapêutico singular ou ofertar cuidado longitudinal ou garantir reavaliação periódica.

c) Liste dois problemas biopsicossociais evidenciados no relato da paciente. 

O trabalho sem intervalos regulares para descanso, o trabalho além do horário contratado, a demissão de digitadoras; trabalho extra sem remuneração; problema similar nas outras digitadoras representam problemas biopsicossociais evidenciados no relato da paciente.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Campeonato Jacarezinho 2023